Olá, Visitante. Por favor Entre ou Registe-se se ainda não for membro.
20 de Novembro de 2008, 17:14:36
Início Ajuda Pesquisa Entrar Registe-se
Notícias: REDCODESTUDIO
Flash, Programação Web e Web Design

+  Redcodestudio
|-+  Importante
| |-+  Anúncios e Regras
| | |-+  Redcodestudio MSN-Conference 2006
« anterior seguinte »
Páginas: 1 2 [3] 4 5 Ir para o fundo Imprimir
Autor Tópico: Redcodestudio MSN-Conference 2006  (Lida 13428 vezes)
gimbras
Emblema de Prata

Ver Perfil WWW
« Responder #30 em: 27 de Novembro de 2006, 15:35:28 »

Bom AS 1 não é comigo. Estou mais à vontade com o AS 2.

Mesmo não dominando já entendo +/- a ligação Flash-XML-PHP-MySQL.

Cumps.
Registado

alftuga
Aprendiz
**

Ver Perfil WWW
« Responder #31 em: 27 de Novembro de 2006, 16:39:31 »

Olá gimbras por favor não me leves a mal com estas perguntas
o que é para ti AS2 ?
Registado
Spread
Aprendiz
**

Ver Perfil WWW
« Responder #32 em: 27 de Novembro de 2006, 16:40:40 »

Eu não dominio nem um nem outro Sad

Cumps Cool
Registado

yarcub
Aprendiz
**

Ver Perfil
« Responder #33 em: 27 de Novembro de 2006, 16:46:11 »

Citação de: "alftuga"
pequena pergunta...

toda gente domina action script ?
que seja 1 ou 2 ?

por exemplo:
pergunta action script 1 > o que é um prototype ?

pergunta action script 2 > o que é uma propriedade ou melhor o que é um set e um get numa class ?

porque querer aprender xml ou remoting não é dar um passo depressa demais se não conhecemos as bases do AS ?

É importante saber responder a essas perguntas, ou pelo menos ter uma ideia do que significa antes de passar para outros conceitos. Tb concordo.

Mas mts das pessoas, usam conceitos sem ter a ideia do que são, apenas ñ lhe dão os nomes correctos e ñ é por aí que ñ aprendem determinado tópico. Fica mais mecanizado é certo, mas ñ deixa de ser uma ferramenta que possa utilizar.

Qq pessoa antes de saber o que era o método/propriedade de uma classe, já o usa...ñ sabe é o nome. Smiley
Math.random();/Math.PI;
Registado
alftuga
Aprendiz
**

Ver Perfil WWW
« Responder #34 em: 27 de Novembro de 2006, 17:06:03 »

Fica mais mecanizado é certo, mas ñ deixa de ser uma ferramenta que possa utilizar.

certo eu não disse que não se pode explicar.

Onde discordo um bocado do ponto de vista pedagogico é aprender coisas mecanizadas.

quando as coisas mudam, ja não funciona a coisa mecanizada, começamos a matracar o codigo e isso tem custos o meu ver...
Registado
yarcub
Aprendiz
**

Ver Perfil
« Responder #35 em: 27 de Novembro de 2006, 17:34:53 »

Mecanizar nunca é a melhor solução para aprender, mas acho que o que se pretende com a iniciativa é discutir o que se pode fazer em determinada área e linhas orientadoras de como lá chegar.

Ñ vejo com grande interesse numa discussão do tipo tutorial.
A melhor soluçáo seria criar uma poll com vários temas, e assim os participantes escolhem aquela que melhor se adequa às suas expectativas.
Registado
gimbras
Emblema de Prata

Ver Perfil WWW
« Responder #36 em: 27 de Novembro de 2006, 17:59:15 »

Citação de: "alftuga"
Olá gimbras por favor não me leves a mal com estas perguntas
o que é para ti AS2 ?

Bom, segundo o que tenho lido o AS 2.0 é a evolução (óbvio) da versão anterior onde o Actionscript abandona o Slash Sintax (_root\objecto\var) e adopta a Dot Sintax (_root.objecto.var).

Também não conheço todos os termos técnicos. Mas já sei o que são os metodos e propriedades de um objecto. Por exemplo, um objecto da classe MovieClip tem métodos únicos dessa classe, como o gotoAndStop, propriedades como _visbible etc.

Cada objecto de uma classe pode ter métodos únicos dessa classe.

Pronto acho que esta é a minha ideia mais geral do tema.

Mas concordo com yarcub, não é preciso saber os nomes das coisas que usamos para poder aprender a integração Flash-XML, mas claro, se depois formos a ler o código não entendemos o que é cada coisa faz e porque está lá. Decorar uma pessoa pode sempre, mas depois entender é diferente.

Ou seja, têm ambos razão. :lol: Resta saber se, mesmo assim, os membros  querem este tema para a Conferência.

Cumps.
Registado

alftuga
Aprendiz
**

Ver Perfil WWW
« Responder #37 em: 27 de Novembro de 2006, 18:43:09 »

So falando é que podemos nos conhecer melhor.

Bom, segundo o que tenho lido o AS 2.0 é a evolução (óbvio) da versão anterior onde o Actionscript abandona o Slash Sintax (_root\objecto\var) e adopta a Dot Sintax (_root.objecto.var).

Ora bem o meu ver esta errada a resposta essa evolução do slash para o dot
foi feita se me lembro bem da verção 4 para verção 5
E foi um momento importante ao nivel da linguagem de programação do flash.

E a grande revolução do 4  para o 5 (sem falar da sintaxa) foi a possibilidade de criar objectos

o as2 apareceu depois

o as2 é simplesmente programar em flash com class's e sobretudo ter uma logica oop e nada mais.
O flash  converte todas as class as2 em as1.

façam um reverse de um swf e verão como é que aquilo esta escrito.

Por exemplo, um objecto da classe MovieClip tem métodos únicos dessa classe, como o gotoAndStop, propriedades como _visbible etc.

É verdade mas sabias que essas propriedades são tb methodos(particulares) ?
// exemplo
// criar um ficheiro A.as
Código:

class A {
private var __nome;
public function A() {
__nome = "undefined";
}
// uma propriedade
public function get _nome():String {
return __nome;
}
public function set _nome(nom:String):Void {
__nome = nom;
}
}

//
// na timeline escrever
import A;
teste = new A();
trace(teste._nome);
teste._nome = "ola";
trace(teste._nome);

Dai as minhas perguntas é verdade que se pode dar xml ou remoting
mas depois se temos que andar a volta porque ninguem sabe o que é um evento ou mesmo como fazer um botão em condiçoes e acreditem que so neste tema para quem não esta habituado ja da para explicar muita coisa.

Tenho quase a certeza que a muitos aqui que não sabem que um movie clip pode ser um botão

No entanto sim acho que se deve fazer uma lista do que se gostaria de falar.

E se eu consigo ajudar podem contar comigo.
Registado
Grettir
Aprendiz
**

Ver Perfil
« Responder #38 em: 27 de Novembro de 2006, 23:06:04 »

Heyas,

bem, o "Dot Sintax" tal como o alftuga menciona surgiu com a versao 5...ou seja, foi quando surgiu o ActionScript 1.0 ...até entao nao tinha um nome proprio.
A versao "Slash Sintax" ainda é utilizada no Flash Lite1.0 e 1.1, e a "Dot Sintax" no Flash Lite2.0 e 2.1 .

Com o FlashMX2004, trouxe-nos o AS2.0 que permite uma logica de programaçao orientada a objectos, e tambem um grande enfase no "Strict Typing".

Concordo plenamente com ambos pontos de vista. A simples questao a qual nos permite chegar ao kernel da historia é, o que se pretende com a "MSN Conference"? Um "mini-curso" ou um "truques e dicas" ?

MiniCurso
Dever-se-ia estruturar algo, mas continuo a nao concordar com o aprofundamento excessivo. Porque? Porque a maioria do pessoal vê o Flash como um hobbie para fazer cenas engraçadas e certamente que nao esta para se "chatear" em passar varias horas a ouvir sermoes...para isso ja chega na escola...

Truques e Dicas
Aqui, mesmo sem se saber muitas vezes como acontecem as coisas, esta-se a ensinar mecanismos para...será bom? Será mau? Aqui fico-em pelo "Nim", porque comigo resultou, ou seja, eu comecei a coisa de 7 a 8 anos a brincar com o Flash e comecei com pequenos tutoriais...nao me importava em saber tudo, mas queria saber fazer AQUELE efeito. Claro que nessa altura estamos a tratar de animaçoes e ponto final !
Qual poderá ser o beneficio de realizarmos mais brincadeiras do tipo "Truques e Dicas"?
Tentarmos "angariar" mais flash'ados, tentar que a malta rookie (nao levem a mal a palavra) fique ainda mais interessada, e a malta mais avançada vai trocando umas ideias, e uns metodos de trabalho.
A questao de se querer aprofundar, deverá de partir de cada um...claro esta que caso exista malta interessada, entao estou mais que disponivel para partilhar o pouco que sei, e aprender coisas novas convosco.

Venha dai o POLL com varios temas e a rapaziada que faça de sua justiça.

Fiquem bem
Registado

----------------------------------
Ricardo Castelhano aka Grettir

Adobe Certified Professional
Interactive Designer
Flash Developer
PHP Developer

http://www.ricardocastelhano.com/
-----------------------------------
Keep on "Flashing..."
gimbras
Emblema de Prata

Ver Perfil WWW
« Responder #39 em: 27 de Novembro de 2006, 23:23:07 »

Boas, estamos sempre a aprender. Tinha essa noção que a diferença entre as duas versões mais importante seria a que referi. No entanto, apesar de ter conhecido e ter tido o Flash na sua versão 5. Só aprendi e comecei a mexer mais na versão MX 2004. E uso e usei incomparavelmente mais a versão 8. Ainda estou a aprender, aliás é melhor não dizer "ainda" e sim estou agora a começar.

Por isso, se querem optar pela ida à votação têm de colocar aqui as várias opções para depois criarmos o tópico da poll.

Cumps.
Registado

ac99
Aprendiz
**

ac99.info

Ver Perfil WWW
« Responder #40 em: 28 de Novembro de 2006, 03:26:53 »

Citação de: "Grettir"

Truques e Dicas
Aqui, mesmo sem se saber muitas vezes como acontecem as coisas, esta-se a ensinar mecanismos para...será bom? Será mau? Aqui fico-em pelo "Nim", porque comigo resultou, ou seja, eu comecei a coisa de 7 a 8 anos a brincar com o Flash e comecei com pequenos tutoriais...nao me importava em saber tudo, mas queria saber fazer AQUELE efeito. Claro que nessa altura estamos a tratar de animaçoes e ponto final !
Qual poderá ser o beneficio de realizarmos mais brincadeiras do tipo "Truques e Dicas"?
Tentarmos "angariar" mais flash'ados, tentar que a malta rookie (nao levem a mal a palavra) fique ainda mais interessada, e a malta mais avançada vai trocando umas ideias, e uns metodos de trabalho.
A questao de se querer aprofundar, deverá de partir de cada um...claro esta que caso exista malta interessada, entao estou mais que disponivel para partilhar o pouco que sei, e aprender coisas novas convosco.

Sinceramente, é esta a parte que prefiro :wink:
Registado

http://www.mundodosanimais.com <--- O site de todos os amigos dos animais
http://www.ac99.info <--- Assuntos indeterminados e temas não específicos
alftuga
Aprendiz
**

Ver Perfil WWW
« Responder #41 em: 28 de Novembro de 2006, 10:47:16 »

oki então vamos pelo truques e dicas

algumas propostas

Mascaras e animações

botões e eventos mais complexos do estilo desactivar um botão quando ele
foi clicado.

criação de botões dinamicamente com xml

evitar de utilizar a palavra _root
Registado
gimbras
Emblema de Prata

Ver Perfil WWW
« Responder #42 em: 28 de Novembro de 2006, 11:14:13 »

Tudo o que me explicaste alftuga das diferenças do AS1 e o AS2, da utilização de classes no AS2 e a maneira como se fazia o "equivalente" no AS1, tinha-me sido acabado de ser explicado Wink Mesmo assim pensei que a principal diferença fosse a que disse.

Bom, se optarem pelos truques e dicas o Spread fica sem saber como resolve o seu problema. Mas isso tmb se resolve explicando os passos q ele pretende noutro tópico.

Cumps.
Registado

yarcub
Aprendiz
**

Ver Perfil
« Responder #43 em: 29 de Novembro de 2006, 01:18:07 »

A minha ideia tb é mais uma de Truques&Dicas.

Na minha opinião, outro bom tema seria uma espécie de Best Practices que muitas vezes nos evitam grandes dores de cabeça.
Por exemplo evitar o _root e usar sempre o Strict Typing como o alftuga/Grettir mencionaram.
Registado
gimbras
Emblema de Prata

Ver Perfil WWW
« Responder #44 em: 29 de Novembro de 2006, 10:38:28 »

Entrando em OFF-TOPIC qual é o problema em usar o _root.?

Truques e Dicas por mim está O.K.

Cumps.
Registado

Páginas: 1 2 [3] 4 5 Ir para o topo Imprimir 
« anterior seguinte »
Ir para:  

Entrar com nome de utilizador, password e duração da sessão