Olá, Visitante. Por favor Entre ou Registe-se se ainda não for membro.
22 de Novembro de 2008, 09:34:28
Início Ajuda Pesquisa Entrar Registe-se
Notícias: REDCODESTUDIO
Flash, Programação Web e Web Design

+  Redcodestudio
|-+  Web Design
| |-+  Edição de Imagem
| | |-+  Fireworks ou Photoshop: desafio total
« anterior seguinte »
Páginas: [1] 2 Ir para o fundo Imprimir
Autor Tópico: Fireworks ou Photoshop: desafio total  (Lida 6282 vezes)
redhotmustang
Administrador
Emblema de Bronze

Ver Perfil WWW
« em: 2 de Dezembro de 2005, 00:34:09 »

Ok, embora lá decidir qual destes programas é mesmo o vosso preferido e além de preferido qual o melhor?

Macromedia Fireworks 8 ou Adobe Photoshop CS 2?

Decidam aí.

PS: Coloquei em decisão as versões mais recentes à data deste tópico, mas isso não interessa. O mais importante não é a versão e sim o software.
Registado

Programação Web e Flash ActionScript

Se quiser agradecer a qualquer membro que o tenha ajudado, fale do Redcodestudio aos seus amigos!
Problemas c/ o fórum? Envia-me 1 mail
gimbras
Emblema de Prata

Ver Perfil WWW
« Responder #1 em: 2 de Dezembro de 2005, 00:36:36 »

Como já sabem prefiro o xôr Fireworks fui-me apaixonando gradualmente por ele à medida que o explorava.

Mas admito que o Photoshop seja mais capaz, porque é mais completo.

Eu e o arkannis andamos a tentar aprender a manusear o Photoshop, por isso talvez daqui a uns tempos eu já simpatize mais com o PS.
Registado

redhotmustang
Administrador
Emblema de Bronze

Ver Perfil WWW
« Responder #2 em: 2 de Dezembro de 2005, 00:40:00 »

A meu ver o Photoshop é mais para edição do que para criação de gráficos.

Além disso é mais orientado para impressão do que para web. Aliás é isso que o manual do Photoshop diz que no pacote vem o ImageReady que trata do destino web.

O Fireworks será mais para criação do que edição de imagens já existentes.
É mais simples e mais orientado para gráficos para a web.

Mas o líder do mercado é mesmo o Photoshop.
Registado

Se quiser agradecer a qualquer membro que o tenha ajudado, fale do Redcodestudio aos seus amigos!
gimbras
Emblema de Prata

Ver Perfil WWW
« Responder #3 em: 2 de Dezembro de 2005, 00:41:02 »

Por agora vou votar no Fireworks. É o que mais uso. Por isso o meu preferido.
Registado

arkannis
Iniciado
*

Ver Perfil
« Responder #4 em: 3 de Dezembro de 2005, 19:54:53 »

Penso que o Fireworks é melhor em termos de criação de imagens para web, mais simples, mais rapido, (mais eficaz? Tongue )

O PS domina mais no sentido de edição de imagem e criação de gráficos mais elaborados, pode dar muito jeito para a criação de um header de uma página, por exemplo, aqueles todos bonitos e elaborados que às vezes se vêm por aí Tongue
Registado

color=white].[/color]
Mike
Iniciado
*

Ver Perfil
« Responder #5 em: 3 de Dezembro de 2005, 22:01:45 »

Não são programas comparaveis. E esse é um erro muito comum. O Photoshop é um programa de edição de imagem profissional que ao longo do tempo ganhou algumas capacidades para lidar com imagem para a web. O Fireworks é um software criado propositadamente para  web design, muito pouco apto a lidar com edição de imagem ou preparação de imagem (separação de cor) para impressão.
Seria mais correcto comparar o Imageready com o Fireworks, mas nem mesmo assim a comparação seria justa (neste caso para o Imageready).
Ambos trabalham com pixeis e vectores e tem algumas ferramentas semelhantes mas as semelhanças acabam ai.

O workflow e a forma como manipulam os pixeis no ecrã são completamente diferentes, sendo o fireworks vector-driven fruto de uma concepção mais recente e pensada para a web, enquanto que o Photoshop/Imageready não é.
Registado
gimbras
Emblema de Prata

Ver Perfil WWW
« Responder #6 em: 4 de Dezembro de 2005, 00:22:56 »

Citação de: "Mike"
Seria mais correcto comparar o Imageready com o Fireworks, mas nem mesmo assim a comparação seria justa (neste caso para o Imageready).

Finalmente encontro alguém que as mesmas palavras que eu, Tmb n considero o Fireworks comparável com o Photoshop, a luta seria mais FW ImageReady, mas toda a gente insiste em comparar alhos com bogalhos.

Ando a treinar-me com o Photoshop e cada dia que passa mais vejo que lhe falta tanta coisa para a web.

O simples facto de não existir uma caixa de propriedades com as dimensões e localização dos objectos desenhados no Photoshop atrasa todo o trabalho de um webdesigner.

Agora rula muito em efeitos marados para qualquer tipo de imagem e depois basta adaptar para a web.
Registado

redhotmustang
Administrador
Emblema de Bronze

Ver Perfil WWW
« Responder #7 em: 4 de Dezembro de 2005, 00:28:28 »

Respondendo directamente ao tópico digo que é o Photoshop para criação e edição, agora falando apenas para a web o Fireworks é a meu ver o vencedor.

Digam o que disserem concordo com o Mike: uma coisa é um programa orientado para impressão desde o início e foi somando aspectos web e outra coisa é outro programa pensado e criado para a web.

Só abri esta votação para ter a certeza mesmo disso que não era o único a pensar assim.

No curso de Design Gráfico que tirei o formador de Photoshop em todos os exercícios que fez jamais se abordou grafismo para a web.

E o próprio manual do Photoshop diz que o ImageReady foi criado a pensar na parte web do design, ora isso diz tudo... Se o Photoshop fosse também para a web ou mais acentuadamente para a web por que é que criariam o ImageReady.

Cumps.
Registado

ac99
Aprendiz
**

ac99.info

Ver Perfil WWW
« Responder #8 em: 11 de Dezembro de 2005, 05:30:35 »

Penso que o Photoshop seja o melhor, no entanto não trocaria o Fireworks por ele :wink:
Registado

http://www.mundodosanimais.com <--- O site de todos os amigos dos animais
http://www.ac99.info <--- Assuntos indeterminados e temas não específicos
gimbras
Emblema de Prata

Ver Perfil WWW
« Responder #9 em: 11 de Dezembro de 2005, 14:23:31 »

Mas o Photoshop tem cá uns efeitos maradissímos. Credo. Tenho pena se deixar de usar o fireworks.

Já me disseram que o fireworks é o auxiliar do Flash para a criação de imagens.

E afinal que o ImageReady é para colocar a imagem pronta (ready) para a web, ou seja podemos desenhar o layout no photoshop e depois cortá-lo em tiras para montar o site no Dreamweaver, por exemplo.
Registado

Psilocybe
Iniciado
*

Ver Perfil
« Responder #10 em: 31 de Janeiro de 2006, 21:30:25 »

Usei o Fireworks durante bastante tempo, um dia ganhei coragem para agarrar no Photoshop e....... Passei-me! Cheesy
Registado
gimbras
Emblema de Prata

Ver Perfil WWW
« Responder #11 em: 31 de Janeiro de 2006, 21:38:20 »

Eu também... só que não resisti e volto sempre ao Fireworks para coisas mais simples e rápidas.
Cheesy
Registado

Grettir
Aprendiz
**

Ver Perfil
« Responder #12 em: 31 de Janeiro de 2006, 22:10:31 »

Heyas,

a explicaçao do Mike diz tudo...

Photoshop para tratamento de imagem etc e tal...

Fireworks para criação de grafismos para a web...

Reparem que o software que a Adobe/Macromedia eliminou dos Bundles/Studios foi o Freehand (pq tem um concorrente directo - Illustrator).

Na comunidade Adobe/Macromedia nao se fala na eliminaçao do Fireworks devido do Photoshop.

Fiquem bem
Registado

----------------------------------
Ricardo Castelhano aka Grettir

Adobe Certified Professional
Interactive Designer
Flash Developer
PHP Developer

http://www.ricardocastelhano.com/
-----------------------------------
Keep on "Flashing..."
gimbras
Emblema de Prata

Ver Perfil WWW
« Responder #13 em: 1 de Fevereiro de 2006, 09:51:22 »

Mas há também uma grande comunidade de utilizadores do Freehand e já quando saiu o Studio MX 2004 o Freehand em vez de também ter uma versão MX 2004, ficou só com uma versão MXa. Isto antes da fusão Adobe/Macromedia.

Por isso não sei se tem a ver com o negócio a não inclusão duma nova versão do Freehand. Agora é bem verdade que Freehand e Illustrator são muito equivalentes e logo concorrentes directos.

Que o meu amigo Fireworks se mantenha! Wink (E que eu vá aprendendo mais do Photoshop).
Registado

Spread
Aprendiz
**

Ver Perfil WWW
« Responder #14 em: 1 de Fevereiro de 2006, 09:54:51 »

Era um fãn do photoshop e já sabia fazer umas coisitas com ele, mas o design nunca foi muito com a minha cara... Entretanto deixei de o utilizar, nunca mais lhe peguei, já nem devo saber fazer um risco LOL.

Agora quando preciso de desenho vectorial uso o flash e exporto. Para edição de imagem uso o gimp Tongue

Cumps Cool
Registado

Páginas: [1] 2 Ir para o topo Imprimir 
« anterior seguinte »
Ir para:  

Entrar com nome de utilizador, password e duração da sessão