yello

Olha não ando mesmo com muito tempo para analisar o teu prob (sorry) mas vou te dizer algumas coisas que me parecem importantes.
1/
eventos no flash
http://www.gskinner.com/blog/archives/000027.htmlclass GDispatcher = Potente!!!
2/
No teu modelo mvc assim por alto é o teu "modelo" que faz o registo dos listeners eu não faço assim para min o "modelo" lança um grito e depois só quem quer esse grito é que o trata o seja eu faço o registo do listener na minha "view".
E é ai que tb elimino o listener neste momento tas a quebrar o modelo MVC (acho eu) do facto da view comunicar directamente com o modelo.
Atenção existe uma coisa parecida que é o patern "observer" não confundir.
3/ o controlador normalmente ouve a view não é a view a executar methodos do "controler".
4/ o "modelo" pode perfeitamente inicializar a tua view isso quer dizer que podes tb guardar uma referencia das varias views que crias no teu modelo
(pode dar jeito). Criaste uma class Galery onde inicias os objectos não é preciso se queres criar uma class Galery seria uma interface a definir.
5/ Ok, vamos então destruir o objecto no modelo MVC.
O "modelo" lança um grito a dizer assim "destrói a galeriaA" todas as view estão a ouvir, se uma delas detecta que tem esse nome destrói os seus listeners todos, lança um ultimo grito o "controlador" o controlador destrói
o seu listener que ouve a view e informa pela ultima vez o "modelo" que a view esta preparada para ser destruida por completo. Ai o "modelo" da mesma maneira que cria a view destrói a view (ex:unloadMovie).
E vais me dizer mas o controlador ainda existe!
Nops o controlador é criado na view!
É uma referencia privada da view o modelo nunca sabe nada do controlador nem comunica com ele.
E como o modelo destroi a view após o delete dos listeners, o controlador é eliminado com a view.
Não desistas do mvc. Ele é mesmo o teu amigo

ps: tens um methodo na tua class "modelo" que se chama refresh numa analise superficial parece-me que ela reorganiza o array certo? se é o caso não a nenhuma razão ela estar dentro do modelo pois é só uma questão de organizar dados (apresentação) é na view que precisas de por esse methodo.
Bem que português tão péssimo espero que entendestes o que quis dizer!
(se alguém me quer corrigir que seja no português ou na parte técnica eu não levo nada a mal até agradeço).