Olá, Visitante. Por favor Entre ou Registe-se se ainda não for membro.
21 de Novembro de 2008, 01:02:10
Início Ajuda Pesquisa Entrar Registe-se
Notícias: Já somos mais de 600 MEMBROS!

+  Redcodestudio
|-+  Programação Web
| |-+  PHP
| | |-+  Uniform Server (WAMP [servidor] portátil)
« anterior seguinte »
Páginas: [1] Ir para o fundo Imprimir
Autor Tópico: Uniform Server (WAMP [servidor] portátil)  (Lida 5132 vezes)
gimbras
Emblema de Prata

Ver Perfil WWW
« em: 13 de Abril de 2006, 23:45:17 »

Viva,

Esta aplicação deixa a léguas o EasyPHP.
Chama-se UniformServer ou MiniServer.

Além de nos permitir, tal como o EasyPHP ou outros WAMPs criar no disco do nosso PC um servidor "caseiro", tem a grande vantagem de o pudermos levar numa Flash Drive (comumente conhecidas como pen).

Tudo simplesmente, porque não precisa de qualquer instalação.
É só descomprimir, abrir a pasta, executar o ficheiro BAT e temos o Apache e o PHP ao nosso dispor.

UniformServer o que é?
O UniformServer, também conhecido como MiniServer,  Ã© um pacote de servidor que inclui o Apache, PHP, MySQL, e phpMyAdmin (Gestor de Bases de Dados MySQL), entre outras aplicações.

É chamado "Pacote de Servidor" porque inclui todas as ferramentas necessárias para instalar e correr um servidor no vosso próprio PC com um mínimo de esforço.

O UniformServer traz:
Apache 2
PHP 5
MySQL 4.1.9
PHPMyAdmin 2.6.1

UniformServer Download
Descarregar a última versão do UniformServer:
Versão 3.3 (12 Megas)

Requisitos
- 26 megas livres após descompressão.

UniformServ Utilização
Ter em atenção o seguinte:

- Se tivermos uma Firewall activa, temos de dar acesso ao Apache e ao MySQL;
- É só descomprimir para qualquer ou localização que quisermos.

UniformServ Site Oficial
- Site oficial do UniformServ

Após descomprimirmos o ZIP do programa, teremos de clicar no ficheiro  Server_Start.bat, para iniciamos o Apache e o PHP. Automaticamente o nosso browser irá visualizar a página do Painel de Administração do UniformServer em http://locahost/apanel/ A partir dessa página poderemos iniciar o MySQL e podemos visitar a página do PHPMyAdmin para termos acesso às nossas bases de dados.

Tal como outros WAMPs se quisermos adicionar os nossos ficheiros PHP teremos de entrar na pasta 'diskw' e colocá-lo na subpasta 'www'.

Depois basta sabermos que essa pasta é equivalente à pasta public_html de um servidor "normal".

Cumps.
Registado

HolyMurderer
Aprendiz
**

Ver Perfil
« Responder #1 em: 14 de Abril de 2006, 01:11:38 »

Isso é bom para quem quer transportar um web server num disco usb, por exemplo... para mim não... tem que ser à mão, instalar apache, mysql, php, phpmyadmin... não gosto de WAMP's ou LAMP's...

Mas para a função que referi, é 5 estrelas Smiley
Registado

tofas
Aprendiz
**

Ver Perfil WWW
« Responder #2 em: 14 de Abril de 2006, 10:28:05 »

hummm... acredita que isso ate me esta a parecer interessante...e funciona bem?

Porque ando a fazer um projecto,em php mysql,  e ando spr a mudar de pc.. o que me lixa mtas das vezes... o meu trab...

O WAMP nao me funciona bem, sera que esse funcionara tao bem como o easyphp ?  :roll:

vou experimentar...  :wink:
Registado

ó quem sabe que não sabe procura saber!!
Os números dominam o mundo...

gimbras
Emblema de Prata

Ver Perfil WWW
« Responder #3 em: 14 de Abril de 2006, 15:39:02 »

A mim o EASYPHP estava sempre a mostrar páginas em branco não sei porquê. Com o Uniform está tudo a funcionar bem.

HolyMurderer: p q é q tens de instalar tudo à mão?
Registado

HolyMurderer
Aprendiz
**

Ver Perfil
« Responder #4 em: 14 de Abril de 2006, 20:16:12 »

gimbras, sou Linux user há uns anos... sabes que o vício de fazer muita coisa há mão existe sempre Wink Confio mais no que faço manualmente e sei o que sai dali, do que packs pré-feitos seja do que for Tongue
Registado

gimbras
Emblema de Prata

Ver Perfil WWW
« Responder #5 em: 15 de Abril de 2006, 22:58:25 »

Tens razão! Mas neste caso como não há para instalar, é mesmo só abrir uma pasta e usar. Smiley
Registado

HolyMurderer
Aprendiz
**

Ver Perfil
« Responder #6 em: 16 de Abril de 2006, 13:37:25 »

Sim, realmente é essa a vantagem que vejo, mas se reparares, algo tem que ser instalado no pc...

Repara, para que o http://localhost funcione, tens que definir no registry alguns dados, qual é a pasta htdocs, a porta, entre 1001 outras coisas. Ou seja, mal corras o prog, ele deve-te criar chaves do registo para poderes usar isso...

O único motivo que me agrada é mesmo o de ser portável, mas isso não é algo que precise...
Registado

redhotmustang
Administrador
Emblema de Bronze

Ver Perfil WWW
« Responder #7 em: 13 de Novembro de 2006, 10:55:33 »

Boas.

Tenho notado alguns problemas do Uniform Server nalguns PCs. Tudo porque nesses casos o phpMyAdmin dá erro. E dá erro porque o browser predefinido é o Internet Explorer.

Quando clicamos no link do aPanel do Uniform Server para abrir o phpMyAdmin (isto depois, óbvio, de ligarmos o servidor MySQL) com o Internet Explorer, o próprio phpMyAdmin tem um script que detecta a língua do utilizador (baseado na informação do IE que a deve ir buscar ao Windows).

O único problema é que o Uniform Server só tem o phpMyAdmin em Inglês. Portanto ao detectar a língua portuguesa tem abrir o phpMyAdmin em português e como não tem os ficheiros da língua portuguesa dá erro.

Isto pode-se solucionar facilmente de 3 formas, à escolha do utilizador:

- Usamos outro browser, que não o IE, como predefinido (ex: FF ou Opera);

- Fazemos o download dos ficheiros em português para o phpMyAdmin no site do próprio ( http://www.phpmyadmin.com/ );

- Ou "enganamos" o script fazendo cópias dos 3 ficheiros em inglês - english-iso-8859-1.inc.php, english-iso-8859-15.inc.php, english-utf-8.inc.php e renomeando-os para portuguese-iso-8859-1.inc.php, portuguese-iso-8859-15.inc.php, portuguese-utf-8.inc.php, respectivamente. É claro que como trocamos só a palavra "english" por "portuguese" os ficheiros são iguais e o interface do phpMyAdmin manter-se-á em Inglês. Resta que podemos copiar, colar e renomear os 3 ficheiros em inglês para português na pasta Uniform Server\diskw\home\admin\www\phpMyAdmin\lang do Uniform Server.

Espero que isto resolva problemas a muita gente.

Cumps.
Registado

Programação Web e Flash ActionScript

Se quiser agradecer a qualquer membro que o tenha ajudado, fale do Redcodestudio aos seus amigos!
Problemas c/ o fórum? Envia-me 1 mail
Páginas: [1] Ir para o topo Imprimir 
« anterior seguinte »
Ir para:  

Entrar com nome de utilizador, password e duração da sessão