Autor Tópico: Direitos de autor de fotos/imagens  (Lida 1739 vezes)

Offline consultorTI

• Novato
    • Ver Perfil
Direitos de autor de fotos/imagens
« em: 7 de Março de 2009, 03:55:59 »
Olá a todos,
queria aqui fazer um alerta a todos os profissionais T.I. desde consultores, designers, programadores etc.
Tudo começou quando fiz download de um site de design americano um template anunciado como absolutly free download para instalar num site de um cliente meu.
Fiz o download e coloquei-o como template do meu cliente .
Esta semana uma grande empresa inglesa enviou uma carta para o meu Cliente, a reclamar os direitos de autor de uma foto, e que queria uma indemnização por essa foto de 1500€.
Como podem imaginar a minha situação ficou muito constrangedora perante o meu cliente, que sem qualquer responsabilidade recebeu essa carta.
De imediato entrei em contacto com essa empresa Inglesa de fotografias e expliquei o ocorrido. - Que eu fora vitima de publicidade enganosa e que estes responsabilizassem o site de onde eu fiz download, juntamente enviei o link desse site inclusive com o ficheiro zip da template  em anexo.
Para meu espanto responderam que não me tinham solicitado onde obtivera a imagem, e que simplesmente pagasse pois tinha usado a imagem e pronto.

Eu estou sinceramente revoltado, pois sou um opensource defensor e utilizador e queria saber se alguém está a passar pelo mesmo e se está interessado em contactar-me, para juntos podermos de alguma forma criar uma aliança legal e judicial.

De qualquer forma o site de onde fiz download continua online com o dita template ainda anunciado como absolutly free download, e como este deve haver mais sites e por isso cuidado... muito cuidado pois todos nós profissionais de internet e software estamos sujeitos a este tipo de situações. Pois todos nos de alguma forma adquirimos imagens ou templates na web.

o meu contacto é : ti.profissionais@gmail.com

Offline redhotmustang

• Administrador
  • Emblema de Bronze
    • Ver Perfil
    • http://www.redcodestudio.com
Re: Direitos de autor de fotos/imagens
« Responder #1 em: 9 de Março de 2009, 19:32:26 »
De facto, uma situação muito constragedora. Penso que, porém, eles podem-te enviar quantas cartas quiserem a pedir-te o dinheiro que não lhes leva a nada até levarem o caso para tribunal. Aí, ou com ajuda de um advogado mostrarás e explicarás o sucedido, devendo ser ilibado de quaisquer responsabilidades.
Programação Web e Flash ActionScript

Se quiser agradecer a qualquer membro que o tenha ajudado, fale do Redcodestudio aos seus amigos!
Problemas c/ o fórum? Envia-me 1 mail

Roleta das Anedotas - Abre noutra janela