Já sei porque é que o Google anda a retirar alguns sites da sua lista de resultados de pesquisas: esses sites foram penalizados porque não cumpriram as Guias de Qualidade do Google que estão
aqui.
Nesta página
Why does Google remove sites from the Google index? o Google explica as razões principais e o que podemos fazer para voltarmos a ter o nosso site no Google.
Se o nosso site violar a polÃtica de qualidade do Google (Guias de Qualidade do Google) através de esquemas ilÃcitos para conseguirmos melhor Page Rank como:
- links para outros sites de maneira a que aumentem o Page Rank;
- texto escondido com palavras-chave para que os motores de pesquisa encontrem a nossa página;
- conteúdo duplicado;
e outras acções que vão contra estas polÃticas, o Google remove-nos o site
Eu não sei o que o Google considerou de errado no site do panda (autor do tópico), mas estou a viver na pele a penalização severa nuns dos meus sites.
Até ao dia 22 de Abril, esse meu sites registava em média, 10 a 12 mil visitas por dia. A partir desse dia, caiu para uma média de 1000 a 2000. Para não falar que essas 1000 a 2000 visitas provêm de links noutros sites para o meu e raramente vêm pessoas a partir do Google.
Bem parti a cabeça a ver o tinha feito que ferisse as guias de qualidade e não encontrava nada de mal.
Até que cheguei a esta conclusão: o meu site é essencialmente um site de fotos. Essas fotos estão alojadas em servidores gratuitos do tipo ImageHack, ImageVenue.
Para eu mostrar essas fotos aos meus visitantes, sou obrigado a colocar miniaturas das fotos (os denominados thumbnails) que têm links para uma página exterior ao site (pertencente aos mencionados servidores gratuitos). Ou seja, cada foto equivale a um link exterior ao meu site.
Como sabemos o Page Rank funciona assim:
o Google interpetra um link da Página A para a Página B como um "voto" da Página A à Página B. O Google acede à importância de uma página web pelo número de "votos" que esta recebe
(ler mais em
http://www.redcodestudio.com/google.htm).
Assim sendo o Google "pensou" que cada link do meu site para mostrar uma fotografia, era um link para outro site. Como havia demasiados links para o mesmo site (no meu caso ImageVenue), foi considerado que eu andava a tentar influenciar ilicitamente o Page Rank do ImageVenue. Logo fui penalizado.
Para resolver essa situação e uma vez que tenho de ter lá esses links (senão não há fotos para ninguém) tive de colocar em cada link o atributo rel="nofollow" que impede o Googlebot de seguir o link, deixando assim de influenciar o Page Rank (espero eu).
Depois tive de ir a
http://www.google.com/webmasters/tools adicionar o meu site, verificar que era eu o dono dele, e pedir que reconsiderassem a re-indexação do meu site no Google (Request reconsideration) dizendo o que fizemos para corrigir a infracção.
Agora resta esperar... e muito... (Pedi a reconsideração dia 22 de Abril, hoje é dia 3 de Junho e ainda... nada)
Cumps.