Ola a todos,
epa, nao se preocupem com essa noticia.
Como ja falei com o RedHot por email, aqui vai o que lhe tinha dito mais ou menos.
É verdade que esta a decorrer um TakeOver, no entanto, no acordo tambem esta expresso que os quadros da Macromedia se vao manter.
Em relaçao aos softwares, os problemas vao ocorrer nos concorrentes directos. Ou seja:
Macromedia Freehand vs Adobe Illustrator`
Duas ferramentas de desenho vectorial, em que partilham o mercado de modo quase igual. Se analisarmos os softwares vamos descobrir que o Illustrator tem mais capacidades, e tem menos problemas com a consistencia das cores e transparencias.
Conclusao: Adobe vence a causa. Assim, devemos de esperar que o Freehand fique pelo caminho.
Macromedia Fireworks vs Adobe PhotoshopDuas ferramentas com objectivos claramente diferentes (apesar de se pensar o contrario). Não é esperado grandes problemas por aqui. Talvez se comecem a distinguir mais...Photoshop para desenho grafico, tratamento digital etc e tal...Fireworks para integraçao na web (devido as possibilidades de se inserir JavaScript directamente no layout).
Macromedia Dreamweaver vs Adobe GoLiveDuas ferramentas com o mesmo publico-alvo. No entanto, o mercado é dominado, claramente, pelo Dreamweaver. Aqui é onde se levantam mais questoes...
O que será que vai acontecer 
Sinceramente, penso que a Adobe vai tentar integrar todas as potencialidades do Dreamweaver dentro do GoLive, tentando assim num futuro menos proximo conseguir fazer tambem uma sobreposiçao do GoLive.
Macromedia Flash vs 
Ora aqui esta algo que, quando li a noticia esta manha me colocou algumas questoes...
E como tal, fui falar com uns colegas certificados pela Adobe, para confrontarmos possiveis cenarios.
Foi com grande agrado que me disseram que nao devera de acontecer nada de problematico ao Flash, e porque ?
Algo ja se passava nos meandros da Adobe ainda antes de se saber deste TakeOver...a Adobe anda a algum tempo a tentar melhorar a integraçao dos SWF nos PDF. Ou seja, estao a apostar na integraçao do Flash, nao so para animaçao e Web, mas tambem para outras areas.
E foi nesse momento que, re-li a noticia e apanhei duas linhas que me tinham passado aquando a 1º leitura...
Dizem que querem criar umas integraçoes entre Video etc e tal...bem, isto seria FANTASTICO. E porque ?
Opa, quem é que é detentor do monopolio do Video ?
Adobe Premiere, Adobe After-Effetcs....soa a algo conhecido ?
Exactamente, a Macromedia comprou para lançar com o MX 2004 o codec de compressao "Sorenson", que funciona bem, mas nao OPTIMAMENTE.
E aqui puderá ser mais uma das areas que o Flash puderá "ganhar" com este TakeOver...
E como so me importo com o Flash, ja nao estou tao preocupado assim. Alias, em Fevereiro a Macromedia afirmou um acordo com a Nokia para iniciar uma guerra ao JAVA com o Flash nos dispositivos moveis (telemoveis com SO Symbian...Nokia serie 60,80, e alguns 40).
E como os acordos firmados antes de um TakeOver tem de se manter, entao o Flash nao pode morrer.
Ahhh, e por falar na guerra do Flash com o Java...acreditem que vai ser uma coisa por demais, com GRANDES previsoes para uma vitoria do Flash, uma vez que no Japao essa guerra ja começou a mais de 1 ano e estamos com grande vantagem. Este acordo foi para se transitar do Japao para os EUA e Europa.
Por isso meus amigos, se a vossa preocupaçao é com o Flash...dont worry. Se é com outras coisas pois, teremos de esperar para ver.
Fiquem bem.