Olá, Visitante. Por favor Entre ou Registe-se se ainda não for membro.
4 de Dezembro de 2008, 23:02:16
Início Ajuda Pesquisa Entrar Registe-se
Notícias: REDCODESTUDIO
Flash, Programação Web e Web Design

+  Redcodestudio
|-+  Webmaster's Lounge
| |-+  Tutoriais e Howto's
| | |-+  [Tutorial: GIMP] Userbars
« anterior seguinte »
Páginas: [1] Ir para o fundo Imprimir
Autor Tópico: [Tutorial: GIMP] Userbars  (Lida 7358 vezes)
pedro-kun
Iniciado
*

Ver Perfil
« em: 30 de Dezembro de 2005, 01:27:39 »

Como ja tinha dito, está aqui o tutorial (aproveitei e fiz a user bar deste fórum)... eu sei que está um pouco abandalhado, mas foi assim que fiz as minhas user bars (embora este tutorial esteja mais correcto do que como eu as fiz... e vou alterá-las... qq dia Smiley )

ATENÇÃO: O tipo de letra usado é o "Visitor" e é usado com 10px de tamanho, SEM antialias... todas as selecções sao feitas sem feather e/ou antialias Smiley

comecemos por...

...Criar a textura de fundo (riscas diagonais que dão um certo relevo à userbar):

1.1. Criar uma imagem 3x3px com fundo transparente (o fundo é seleccionado em "Advanced Options")

1.2. Usando a ferramenta de selecção (com zoom da ordem de 6000%) seleccionam-se 3px em diagonal, e depois, com a ferramenta de preenchimentos, preenche-se com preto.

1.3. Guarda-se o ficheiro extensão .pat na pasta /share/gimp/2.0/patterns/ que se situa na directoria onde se instalou o programa. Ao pedir uma descrição, podem deixar o valor default mas eu aconselho a meter outro para ser mais fixe xD (tipo... "Diagonais" Smiley )

1.4. Não se é preciso fazer isto, mas na altura precisei de reiniciar o gimp para que ele reconhecesse o novo pattern. Smiley

2.1. (Após ter reiniciado o GIMP) Criar uma imagem 350x19 com fundo de qualquer cor (lol)

2.2. Preencher a camada "Background" com um gradient fill (cor mais escura em cima e mais clara em baixo)

2.3. Criar um novo layer com nome "Pattern" e preenchê-lo com o pattern que criámos há bocado, e definir a opacidade para 35%.

2.4. Cria-se também outro layer denominado "Stroke" (voltaremos a ele mais tarde)

Aparte: como aqui vou fazer a userbar para o redcodestudio, vou aplicar uma coloração (Layer->Colours->Colourise) para ficar vermelho Smiley

2.5. Com a ferramenta de texto, criem um texto "qq coisa user" lol... e façam com que ele fique centrado verticalmente na imagem (podem fazer zoom e usar guides para ajudar) e para que se distancie da direita o mesmo que se distancia do topo.

2.6. Ainda com a Text Tool (ou seleccionando o layer do texto e escolhendo Text Tool no menu de contexto) escolhe-se "Create Path from text"

2.7. Na aba das Paths, seleccionam a Path anteriormente criada e, com o menu de contexto, "Path to Selection"

2.8. Em seguida, Select->Grow e escolhem 1px para o "crescimento"

2.9. Ainda com a selecção activa, seleccionem o layer "Stroke" e preencham-no com cor preta (dentro da selecção). Acabámos de simular o Stroke do PhotoShop Smiley

Aparte: a partir de agora, vocês decidem se querem meter o logotipo em cima ou por baixo do reflexo.. é só trocar os passos Smiley

2.10. Insiram o logotipo na parte esquerda da userbar (eu fiz um do rcs (tá um pc torto, no entanto)) e joguem um pouco com os efeitos (sombreado e tal). Eu adicionei uma sombra, fundi os layers e meti a opacidade a 60%

2.11. Agora vem a parte do reflexo... Através do uso de selecções, a forma nao fica suave, por isso, vamos usar Paths (e a ferramenta Bezier). Quem nao estiver à vontade, faz uma selecção elíptica por cima, e preenche-a de branco (tornando o layer um pouco transparente ou preenchendo ja com transparência... o ideal é um gradiente transparente Cheesy ) Passem para o ponto 2.15. Quem for pela caneta Bezier pode continuar a ler

2.12. Façam uma path que tenha a forma de uma elipse, e façam stroke (width: 2px) a essa path (a branco).

2.13. Agora criem outro layer por baixo do layer onde fizeram stroke à path e preencham-no todo de branco. Agora escondam esse layer. Com a ferramenta de selecção "mágica" (magic wand) seleccionem a zona abaixo da path no layer dela. Depois, Select->Grow->1px. Com a selecção ainda activa, mudem para o layer todo branco e façam Ctrl+K.

2.14. Fundam os layers da path + akele todo branco. ponham opacidade praí de 30%. Tá feito Smiley

2.15. Criem um novo layer por cima de tudo. Seleccionem tudo, e diminuam a selecção por 1px; agora, invertam a seleccção e preencham-na a preto. Mudem a opacidade desse layer para algo tipo 25 ou 35% (ao vosso gosto)

2.16. Para quem quiser embelezar mais a userbar, podem mexer no alpha channel do reflexo e meter um gradiente para lá... eu cheguei ao fim e ainda mexi nas cores base (o vermelho).
Ficou assim:

Peço desculpa por quaisquer erros... mas tou com sono e é o primeiro tutorial que faço, sou um pouco inexperiente... só espero que as pessoas reconheçam que até se fazem coisinhas boas com o GIMP... mesmo sendo free Smiley
Registado

img]http://img304.imageshack.us/img304/2002/operagimbar9ld.png[/img]
redhotmustang
Administrador
Emblema de Bronze

Ver Perfil WWW
« Responder #1 em: 30 de Dezembro de 2005, 02:25:11 »

Boas, muito obrigado por este tutorial.

Sigam o bom exemplo do pedro-kun, postem tutoriais. Partilhem a sabedoria.

Bom tutorial.
Cumps.
Registado

Programação Web e Flash ActionScript

Se quiser agradecer a qualquer membro que o tenha ajudado, fale do Redcodestudio aos seus amigos!
Problemas c/ o fórum? Envia-me 1 mail
HolyMurderer
Aprendiz
**

Ver Perfil
« Responder #2 em: 3 de Maio de 2007, 12:40:47 »

Prefiro é uma cor mais escura em baixo e mais clara em cima, fica melhor com o efeito da "meia lua".

Mas bom tutorial Smiley

OpenSource power, GIMP 4ever Wink
Registado

Páginas: [1] Ir para o topo Imprimir 
« anterior seguinte »
Ir para:  

Entrar com nome de utilizador, password e duração da sessão